Sistema Local de Inovação

O Sistema Local de Inovação

O Sistema Local de Inovação é composto por entidades que representam instituições de ensino e pesquisa, incubadora de empresas, órgãos públicos e empresas da iniciativa privada de Marília e região. Tem-se um sistema de articulação do arranjo local de inovação que atende aos requisitos do processo de sondagem para implantação do Parque Tecnológico de Marília.

O Sistema Local de Inovação estabelece relações de cooperação formando uma rede colaborativa de pesquisa e desenvolvimento com intercâmbio entre entidades locais, nacionais e internacionais.

Sistema Local de Inovação

Sistema Local de Inovação

Neste cenário, o Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITEc-Marília) e o Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) apresentam-se como potencializadores de novos empreendimentos e integração entre a universidade, governo, órgãos de fomento ao empreendedorismo e à inovação e novos negócios que surgem com o apoio desses atores.

Assim, toda a estrutura do CITEc-Marília e do CIEM é alicerçada sobre o Sistema Local de Inovação, com base na cultura da inovação, concepção da pesquisa, desenvolvimento e engenharia de novos produtos e/ou processos, atendendo empresas e organizações, objetivando proteger e fortalecer a competitividade e a sustentabilidade econômica e o desenvolvimento social desses empreendimentos.

Sobre o Parque Tecnológico

Parques tecnológicos são empreendimentos para a promoção de ciência, tecnologia e inovação. São espaços que oferecem oportunidade para as empresas transformarem pesquisa em produto, aproximando os centros de conhecimento (universidades, centros de pesquisas e escolas) do setor produtivo (empresas em geral). Esses ambientes propícios para o desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (EBTs) e para a difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação transformam-se em locais que estimulam a sinergia de experiências entre as empresas, tornando-as mais competitivas.

O governo do Estado de São Paulo criou o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), que dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado.

Para fazer parte do SPTec, a prefeitura ou a entidade gestora do parque tecnológico deve encaminhar um ofício à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo solicitando sua inclusão no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.

Objetivo Geral: Oferecer às empresas que compõem os principais segmentos econômicos da região uma infraestrutura física e tecnológica e capacitação técnica para fomentar a integração, otimização, competitividade e inovação por meio de processos científicos e tecnológicos

Requisitos para implantação do Parque Tecnológico:

  • Centro de inovação tecnológica, em operação, já cadastrado na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec);
  • Incubadora de empresas, em funcionamento, integrante da Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec);
  • Comprovação da propriedade de uma área de no mínimo 200 mil m²;
  • Documento manifestando apoio à implantação do parque subscrito por empresas locais, bem como centros de pesquisa e instituições de ensino e pesquisa;
  • Projeto básico do empreendimento contendo o esboço do projeto urbanístico e estudos prévios de viabilidade econômica, financeira e técnico-científica.

O Sistema Local de Inovação da região de Marília apresenta-se como um cenário propício para a implantação do Parque Tecnológico. Como apresentado acima, a infraestrutura científico-tecnológica e educacional e as ações dos ambientes de inovação composto pela incubadora de empresas de base tecnológica (CIEM) e o Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) são requisitos para o projeto. Ações como a criação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Marília (COMCITI) e o projeto de lei de incentivo fiscal demonstram o apoio do poder público ao projeto do Parque Tecnológico de Marília.

Para mais informações sobre o andamento da criação do Parque Tecnológico, acompanhe as Notícias em nosso blog.