Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília)
O Centro de Inovação Tecnológica de Marília (Citec-Marília), credenciado à Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec) do Governo do Estado de São Paulo em dezembro de 2015, mantém uma série de ações num ambiente de colaboração científica e tecnológica entre instituições de ensino, os governos municipal, estadual e federal e as empresas que são contempladas com projetos de apoio ao empreendedorismo sustentável e à inovação tecnológica.
O CITec-Marília tem como entidade gestora, a Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (UNIVEM) e conta com o apoio do Centro Incubador de Empresas de Marília – CIEM, Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação – ASSERTI, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, Prefeitura de Municipal de Marília, SEBRAE/SP, outros Centro de Inovação Tecnológica como do grupo Boa Vista (BVTec), do grupo Locaweb (Tray Labs), do UNIVEM (COMPSI) já integrados e ativos no CITec-Marília, além de instituições de ensino como a UNESP, FATEC, ETEC, Senai e Senac.
Um Centro de Inovação Tecnológica é um empreendimento que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se, também, em espaço de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de setores econômicos.
O CITec-Marília promove o fortalecimento e estimula processos locais e regionais em prol do desenvolvimento e da competitividade das empresas da região, oferecendo um espaço adequado para a pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) de empresas com perfil inovador.
A articulação do arranjo local de inovação tem gerado resultados potencializados pelo CITec-Marília, como se destacam brevemente na sequência:
- Lei de informática – PPB (Processo Produtivo Básico): Credenciado pelo MCTI (Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação) para a execução de projetos de P&D beneficiados pela Lei da Informática/PPB como Instituição de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento, o CITec-Marília mantém anualmente projetos de tecnologia com a indústria local, como por exemplo a APL de eletrônica e automação, no desenvolvimento de inovação para aumentar a competividade das empresas no aperfeiçoamento dos seus produtos e serviços.
- Eventos de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação: Semana de Tecnologia da Informação, Marília Startup Pitch Day.
- Implantação de Centros de Inovação Tecnológicos Privados: Os Centros de Inovação Tecnológica Privados (CIT-Privado) têm como característica agregar ações de P&D&I de empresas consolidadas que reconhece que a inovação é fundamental para a competitividade regional, nacional e internacional. Para um CIT-Privado é muito importante estar localizado em uma região que congrega formação profissional qualificada, laboratórios de pesquisa reconhecidos, leis de incentivo à inovação, parcerias estratégicas e fomento à pesquisa. Neste cenário, o CITec-Marília inova nos serviços oferecidos para as empresas, habilitando-se como um espaço que reúne os requisitos ideais para a instalação de CIT-Privados. O CITec-Marília possui dois CIT-Privados instalados. O BVTEc da empresa Boa Vista Serviços e o Tray Labs da empresa Locaweb.
Todas as instituições parceiras, já citadas, pelas próprias características têm perfil empreendedor e motivação para alavancar o CITec Marilia, motivos pelo quais justifica-se sua participação.
Parceiros
|
Contrapartida
|
Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha
|
Gestão de Recursos Humanos, Financeiros e Econômicos / Infraestrutura
|
SEBRAE/SP
|
Conhecimento / Networking para PME
|
Prefeitura Municipal de Marília e Secretarias Municipais
|
Leis de incentivo a inovação / Leis de incentivo fiscal
|
CIESP / FIESP
|
Demandantes de Inovação
|
CIEM
|
Apoio ao Empreendorismo / Infraestrutura e recursos humanos
|
BVTec, Tray Labs e COMPSI
|
Projetos de pesquisa e desenvolvimento
|
ASSERTI
|
Projetos e fomento de P&D&I / Networking
|
MCT&I, CNPq e FAPESP
|
Fomento para eventos, P&D&I, bolsas de pesquisa, Lei da Informática / PPB, etc.
|
Instituições de Ensino
|
Recursos humanos / Projetos de P&D&I
|
Objetivos do CITec-Marília
- – Promover a competitividade local/regional;
- – Propiciar um local específico para atividades ligadas à ampliação da competitividade e à inovação das micro e pequenas empresas;
- – Organizar permanentemente encontros sobre inovação para os micro e pequenos empresários, na forma de cursos, seminários, palestras, rodadas de discussão e negócios e outras dinâmicas coletivas de discussão e treinamento;
- – Oferecer espaço para cursos e treinamentos de mão de obra;
- – Propiciar espaço de encontro, congraçamento e discussão entre empresários e empreendedores;
- – Sediar incubadora de empresas de base tecnológica;
- – Sediar laboratórios específicos que atendam as demandas da região;
- – Promover serviços para as empresas em nível regional;
- – Ser o elo mais próximo entre projetos de financiamentos públicos e empresas.
Estrutura atual do CITec-Marília
- – Sala destinada à secretaria e gestão do CITec-Marília;
- – Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM);
- – Auditórios;
- – Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI);
- – Laboratórios de ensino e pesquisa que são utilizados pelos projetos de P&D&I com execução do COMPSI, fomentados pelo CNPq, FAPESP e MCT&I (Lei de Informática/PPB), para a indústria local e regional;
- – Biblioteca;
- – Centros de Inovação Privados (BVTec e Locaweb/Tray Labs).
Serviços de Apoio ao Empreendedorismo e à Inovação

Conheça os Centros de Inovação Tecnológica Privados que compõem o CITec-Marília: