Evento apresenta Programa de Empreendedorismo para Escolas do Ensino Médio

Evento apresenta Programa de Empreendedorismo para Escolas do Ensino Médio

22 de junho de 2017
|
0 Comentários
|

Evento apresenta Programa de Empreendedorismo para Escolas do Ensino Médio

Acontece nesta terça (27/06) às 9h no Auditório do CIESP em Marília, o lançamento do Programa Universitário Empreendedor, iniciativa do Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília e do Centro Incubador de Empresas de Marília – Ciem, ambientes de inovação credenciados no Governo do Estado de São Paulo e apoiados por diversas entidades representativas como o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Telecomunicações.

O programa tem como objetivo apoiar as escolas públicas e privadas de ensino médio da região de Marília a desenvolver nos alunos a consciência dos novos modelos de trabalho e carreira baseados no perfil necessário para a atuação profissional do futuro centrado no empreendedorismo e na inovação.

foto12

Alunos do ensino médio visitam ambientes de inovação de Marília

Para o coordenador do CITec-Marília, Prof. Dr. Elvis Fusco, o desenvolvimento de competências nas áreas do empreendedorismo e da inovação tecnológica será o grande diferencial do profissional do século XXI. “O trabalho está se transformando cada vez mais em uma plataforma de negócios, o que exige adaptabilidade ao contexto econômico e ao mercado por parte deste profissional. Ele deverá se ajustar a ciclos rápidos e à inovação, além de entender como se comportar nesse cenário. A empresa não observará apenas o resultado de área, e sim o impacto que o profissional produzirá no negócio.”, explica Elvis Fusco.

Segundo o coordenador, um grande problema no Brasil é o jovem buscar uma formação superior apenas para conseguir um emprego. “Cada vez mais haverá oportunidades para profissionais que desenvolveram competências e habilidades na área do empreendedorismo e da inovação tecnológica. Nesse sentido, as escolas têm um papel fundamental em preparar o aluno a ingressar no ensino superior com essa perspectiva de carreira”.

O gestor do CITec-Marília, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira explica que o programa é composto por atividades de transferência de conteúdo nas áreas do empreendedorismo e da inovação tecnológica por meio de palestras, seminários e cursos para gestores, professores e alunos do ensino médio. “Além dessas atividades, os alunos das escolas do ensino médio poderão visitar os ambientes de inovação que a cidade de Marília mantém com o apoio do Governo do Estado, do Governo Federal e de entidades como o Ciesp, Sebrae, Univem e Asserti.”

foto2

Alunos do ensino médio em visita a startups no CITec-Marília]

Além do CITec-Marília e Ciem, os ambientes de inovação de Marília são compostos também por um Espaço de Coworking, esses ambientes mantém atualmente empresas de alta tecnologia de abrangência nacional e diversas startups criadas por universitários. “O propósito é que a visita a esses ambientes de inovação e a esse polo de empresas estimule e inspire os alunos do ensino médio a ingressar no ensino superior com uma nova perspectiva de formação e carreira.”, conclui o gestor do CITec-Marília.

No evento desta terça, estão convidados, professores e gestores das escolas do ensino médio de Marília e região. Durante o evento, haverá uma palestra sobre o Programa Universitário Empreendedor e a apresentação dos ambientes de inovação de Marília e como esses ambientes podem contribuir para que os jovens da cidade possam empreender durante a graduação.

Mais informações sobre o Programa Universitário Empreendedor podem ser obtidas pelo site: www.empreendedoruniversitario.com.br. Informações sobre os ambientes de inovação de Marília estão disponíveis no site www.inovamarilia.org.br.

O evento de lançamento do Programa Universitário Empreendedor é gratuito e a confirmação da presença deve ser feita pelo telefone (14) 2105-0834.

Agenda:
Lançamento do Programa Universitário Empreendedor
Data: 27/06/2017
Local: Auditório do CIESP – Rua Araraquara, 315 – Marília-SP
9h – Recepção e Café
9h30 – Palestra: “Empreendedorismo e Carreira – O Futuro do Emprego”
10h15 – Apresentação dos ambientes de empreendedorismo e inovação de Marília
10h30 – Encerramento