ETEC de Tupã visita ambientes de inovação de Marília

ETEC de Tupã visita ambientes de inovação de Marília

29 de maio de 2017
|
0 Comentários
|

ETEC de Tupã visita ambientes de inovação de Marília

O Univem, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, recebeu ontem os alunos do curso de Informática da ETEC Profº Massuyuri Kawano de Tupã. A visita técnica acompanhada pelos professores Dr. Fábio Dacêncio e Dr. Leonardo Botega e monitorada pela Secretária Executiva do Centro Incubador de Empresas (CIEM), Larissa Chadi e Silva.

O objetivo foi inserir os estudantes no universo do Centro Universitário e apresentar todo o ambiente tecnológico que têm movimentado o empreendedorismo dentro e fora da universidade, oferecido pelo Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) localizados no campus do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem).

Os ambientes de inovação de Marília – CIEM e CITec-Marília – são indicados pelo Governo de São Paulo como referência para outras cidades. A estrutura de governança do CITec-Marília e do CIEM foi indicado como modelo a ser adotado por outras cidades que desejam implantar esses ambientes, destacou o Profº Drº Fábio Dacêncio durante palestra ministrada aos alunos. Na oportunidade o docente apresentou o Projeto Universitário Empreendedor que visa aproximar os alunos do Ensino Médio dos ambientes de inovação e do conceito de empreender durante a universidade e inseri-los nesse “ambiente inovador”. “Nesse projeto os jovens têm a possibilidade de ter seu próprio negócio antes mesmo da graduação. E temos aqui um ambiente propício para isso”, ressaltou.

Durante a visita, os visitantes puderam conhecer a estrutura de pré-incubação, incubação e pós-incubação do CIEM e o local que receberá o Espaço de Coworking a ser inaugurado no segundo semestre deste ano.

Segundo a Profº de Programação e Internet e Banco de Dados da ETEC de Tupã, Eveline Batista Rodrigues, essa aproximação é muito importante no processo de escolha, na tomada de decisão dos alunos que vislumbram um curso superior. Eveline Rodrigues é formada em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília – Univem e se surpreendeu com o polo tecnológico oferecido pela instituição e os serviços de apoio ao empreendedorismo e à inovação gerados nestes ambientes. “O Univem cresceu muito nos últimos anos. Eu mesmo desconhecia toda essa estrutura e suporte dados aos futuros empreendedores. Para os alunos é uma oportunidade ímpar, principalmente quando se fala em Tecnologia da Informação”, concluiu.

Mais informações sobre os ambientes de inovação de Marília podem ser obtidas pelo site www.inovamarilia.org.br.