O Movimento Maker é uma cultura moderna que por meio da tecnologia estimula a criatividade e o desejo de ser inventor, aproximando o pensar do fazer. Sua principal base é a ideia de que pessoas comuns como eu e você podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.
Em geral, esta comunidade baseia-se no princípio de compartilhamento e utiliza tecnologias de código aberto, tanto software como hardware. Pessoas que estão ligadas a este movimento são chamadas de Makers que possuem interesses típicos em atividades que incluem tecnologias tais como a eletrônica, a robótica, a impressão 3D, e o uso de ferramentas/maquinários CNC, assim como atividades mais tradicionais tais como trabalho em metais, madeiras, e, principalmente, seu antecessor, as artes tradicionais e artesanato.
Alguns dos benefícios e vantagens em participar de um Makerspace:
- Acesso a ferramentas e maquinários essenciais para prototipação que seriam muito caros para aquisição individual
- Constante troca de ideias e experiências entre os membros
- Alta eficiência no aprendizado, pois os conceitos aprendidos são aplicados em problemas reais e projetos práticos
- Facilidade na execução de projetos que exigem um ambiente integrado e com infraestrutura adequada
- Ajuda a passar do “pensador” para o “hobbista” e para o “empreendedor”, diminuindo as barreiras entre ideia/protótipo/produto
- Sem barreiras de gênero e idade há uma grande troca de conhecimento e pontos de vistas
- Integração dos membros com o ecossistema de inovação, como patrocinadores corporativos, fornecedores de tecnologia, integradores de sistemas e agências governamentais
Vídeo de apresentação:
O MakerHub será aberto em breve e no momento está recebendo o cadastro de pessoas interessadas para garantirem uma vaga.
Acesse o site para o cadastro e mais detalhes: http://makerhub.com.br