Univem inicia convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Univem inicia convênio com o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

11 de novembro de 2016
|
0 Comentários
|

Representantes do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) e do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), ambientes de inovação e empreendedorismo mantidos pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem), estiveram nesta quarta (09/11) em Brasília em reunião no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) com o ministro Gilberto Kassab, o Deputado Federal Walter Ihoshi e o secretário executivo do MCTIC, José Antônio Silvério. Estiveram presentes na reunião representando o Univem, o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador do CITec-Marília e CIEM e o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, gestor do CITec-Marília e CIEM e o Chefe de Gabinete da Reitoria do Univem, Ivan Evangelista Jr. O objetivo do encontro foi a apresentação do requerimento de convênio do Univem com o MCTIC e a solicitação de recursos para ampliação dos ambientes de inovação de Marília (CITec-Marília e CIEM).

 

ministro-02

Walter Ihoshi (deputado federal), Gilberto Kassab (ministro), José Antônio Silvério (secretário executivo), Prof. Dr.Elvis Fusco (Univem), Prof. Dr.Fábio Dacêncio (Univem)

 

Segundo o Prof. Dr. Elvis Fusco, os ambientes de inovação e empreendedorismo de Marília mantidos pelos Univem, já estão credenciados no Governo do Estado de São Paulo e recebem apoio da Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) e do Seprosp (Sindicato das Empresas de TI do Estado de São Paulo). “O CITec-Marília e o CIEM atualmente exercem um papel fundamental no desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica e no apoio de processos de inovação nas empresas de Marília e região, esse encontro aproximou os ambientes de inovação de Marília do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e, como consequência, possibilitará o recebimento de apoio e recursos que ampliarão ainda mais os serviços oferecidos às empresas e aos empreendedores”, avalia.
Essa é a segunda reunião realizada com o ministro Gilberto Kassab, que recebeu o coordenador do CITec-Marília no dia 08 de agosto em que houve a apresentação do Sistema Local de Inovação de Marília contemplando todo o movimento pela inovação que a cidade tem vivenciado nos últimos anos, convergindo com o projeto do Parque Tecnológico de Marília. “Esses encontros com o ministro foram intermediados pelo Deputado Federal Walter Ihoshi e o Vereador de Marília Marcos Rezende, que têm apoiado tanto os ambientes de inovação de Marília quanto o projeto do Parque Tecnológico”, destacou Fusco.

 

ministro-06

Reunião dos representantes do CITec-Marília e CIEM no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

O Prof. Dr. Fábio Dacêncio lembra que o Univem é credenciado como Instituição de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para a execução de projetos de P&D&I beneficiados pela Lei da Informática/PPB. “Desde 2012, o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), centro de pesquisa e inovação mantido pelos cursos deCiência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, desenvolve projetos de P&D&I com a indústria regional e o estabelecimento desse convênio com o CITec-Marília e o CIEM destacará ainda mais os ambientes de inovação e empreendedorismo de Marília”, avalia.

 

ciencia-05

Deputado Federal Walter Ihoshi intermediou o encontro dos professores Elvis Fusco e Fábio Dacêncio do Univem no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

 

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações já se mostrou favorável à efetivação do convênio com o Univem para apoiar a ampliação dos serviços do CITec-Marília e do CIEM como, por exemplo, a implantação do espaço de coworking que, seguindo as tendências do freelancing e das startups, potencializará o desenvolvimento de novos produtos tecnológicos por meio da colaboração de profissionais multidisciplinares num ambiente que favorece a criatividade e o empreendedorismo inovador.

Mais informações sobre os ambientes de inovação de Marília podem ser obtidas no Portal Inova Marília: www.inovamarilia.org.br.