MCTIC abre chamada pública para incentivar formação de mão de obra em TI

MCTIC abre chamada pública para incentivar formação de mão de obra em TI

7 de novembro de 2016
|
0 Comentários
|

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou chamada pública para selecionar entidades da sociedade civil para participar da execução do programa Brasil Mais TI. O objetivo é ampliar a capacitação gratuita de jovens e adultos em Tecnologias da Informação (TI) por meio do ensino à distância disponível em plataforma web, gerando conhecimento e oportunidades no mercado de trabalho.

As entidades selecionadas deverão atrair, formar e capacitar jovens e adultos para atuação no setor de software e serviços de TI, por meio de cursos básicos e avançados, ampliando em mais de 50 mil o número de novas inscrições nos cursos do programa. Além disso, o edital prevê novas parcerias para incrementar os conteúdos oferecidos nos cursos e a implementação de um centro de excelência para formação de talentos em áreas que utilizem intensamente tecnologias da informação.

Segundo o ministério, o Brasil Mais TI, que integra o Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologias da Informação (TI Maior), reúne, atualmente, 240 mil usuários cadastrados e mais de 500 mil formações em andamento, voltados para o desenvolvimento de habilidades necessárias às carreiras de software e serviços de TI. A plataforma também oferece 39 cursos básicos e intermediários e informações sobre o mercado de trabalho e formação profissional.

Com o programa, o governo trabalha para acelerar a formação de mão-de-obra no setor do TI. De acordo com estudo realizado em 2015 pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a evasão de estudantes nos cursos superiores de educação tecnológica chega a 82%. Acesse o edital.

Fonte: Convergência Digital