Evento “Movimento pela Inovação” em Marília tem mais de 300 participantes

Evento “Movimento pela Inovação” em Marília tem mais de 300 participantes

26 de julho de 2016
|
0 Comentários
|

índ55ice

O Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) recebeu de 19 a 21 de julho o evento “Movimento pela Inovação”. Realizado pela Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), com apoio da Prefeitura de Marília, do Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM), do CIESP, da ACIM e da ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), além de palestras em que os empreendedores e pesquisadores puderam conhecer as opções de financiamento e outros tipos de apoios à inovação existentes no Estado, para que possam tirar seus projetos do papel e colocá-los no mercado, o evento prosseguiu com atendimentos individuais dos empresários e pesquisadores interessados em mais informações sobre as linhas de apoio a Projetos de Inovação Tecnológica.

Segundo o Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador do CITec-Marília, “O objetivo da iniciativa foi encurtar a distância entre as instituições de fomento, empresas, startups e centros de pesquisas, a impulsionar a economia paulista por meio de investimentos em inovação. Para isso, os participantes puderam contar com dicas de como e onde buscar recursos financeiros, além de obter orientação qualificada sobre quais são os obstáculos que podem comprometer o sucesso do seu projeto”.

“Marília foi a primeira cidade da região a receber esse evento que mostra o reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo em relação ao potencial da cidade para desenvolver projetos inovadores. Esse reconhecimento vem sendo conseguido desde o credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica de Marília no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação e o atual processo de credenciamento do Parque Tecnológico de Marília. O evento teve mais de 300 participantes e mais de 80 atendimentos individuais.”, complementa Elvis Fusco.

O objetivo da iniciativa, segundo Rafael Bergamaschi, superintendente de negócios da Desenvolve SP, é encurtar a distância entre as instituições de fomento, empresas, startups e centros de pesquisas a fim de impulsionar a economia paulista por meio de investimentos em inovação. “Para isso os participantes contaram com dicas de como e onde buscar recursos financeiros, além de obter orientação qualificada sobre quais são os obstáculos que podem comprometer o sucesso do seu projeto”, diz.

No primeiro dia, os empreendedores e pesquisadores conheceram as opções de financiamento e outros tipos de apoio à inovação existentes no estado. Os demais dias do evento foram dedicados aos atendimentos individuais. “Muitas vezes os pequenos empresários já inovam e nem se dão conta. Queremos mostrar que é possível inovar e aumentar a competitividade dos negócios de forma sustentável e planejada acreditamos que Marília tem um grande potencial para apresentar projetos inovadores”, diz.

Segundo o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, gestor do CITec-Marília, “o suporte oferecido pelo “Movimento pela Inovação” vai desde consultoria para formatação de projetos até a orientação para o financiamento mais adequado ao projeto de inovação, que contam com linhas de subvenção econômica (não reembolsáveis), de financiamento de longo prazo, ou ainda aportes via venture capital, por meio de Fundos de Investimento em Participações. São parceiros do Movimento pela Inovação: Fapesp, IPT, Centro Paula Souza, Sebrae-SP, Finep e BNDES, entre outros”.

Sobre a Desenvolve SP

A Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista é a instituição do Governo do Estado de São Paulo que financia, por meio de linhas de crédito sustentáveis, o crescimento planejado das pequenas e médias empresas e municípios paulistas. Em sete anos de atuação, a Agência já ultrapassou a marca de R$ 2 bilhões em financiamentos para mais de 1.400 empresas e prefeituras em 250 cidades. Para saber mais sobre a instituição acesse www.desenvolvesp.com.br.

Sobre o CITec-Marília

O CITec-Marília – Centro de Inovação Tecnológica de Marília é um espaço criado para estimular o crescimento e competitividade das micro e pequenas empresas por meio do avanço tecnológico e da articulação entre instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e as empresas para desenvolver atividades de pré-incubação, incubação, pós-incubação, proteção da propriedade intelectual, aceleração, exportação e implementação de projetos de P&D&I. Adaptado às condições e necessidades locais, o empreendimento concentra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços de suporte ao processo de inovação das empresas, promovendo ainda a interação entre empreendedores e pesquisadores para o desenvolvimento de setores econômicos. Tendo o Univem como entidade gestora, o CITec-Marília foi credenciado recentemente ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo e atualmente contribui para a elaboração dos projetos de credenciamento do Parque Tecnológico de Marília.

[ Palestra_DesenvolveSP ]

[ Palestra_CITEC ]

[ Palestra_INOVAPaulaSouza ]

VIDEO