Técnicos do Governo do Estado palestram sobre Ambientes de Inovação em Marília

Técnicos do Governo do Estado palestram sobre Ambientes de Inovação em Marília

22 de fevereiro de 2016
|
0 Comentários
|

Assessores técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado realizaram palestras para toda comunidade acadêmica do Univem para dar detalhes sobre o credenciamento do Citec (Centro de Inovação Tecnológica de Marília) e do Ciem (Centro Incubador de Empresas de Marília).

Os decretos que credenciam o Citec-Marília e o Ciem pelo Governo do Estado foram publicados no Diário Oficial do dia 19 de dezembro de 2015 e o Univem foi credenciado como entidade gestora do Citec e do Ciem. O evento realizado no auditório Shunji Nishimura teve a presença do prefeito Vinícius Camarinha e foi aberta pelo reitor do Univem, Luiz Carlos de Macedo Soares.

O reitor afirmou que o credenciamento abre um canal de contato com o Governo do Estado e novos empreendedores. “O Univem será a entidade gestora e tivemos apoio incondicional do prefeito Vinícius e as secretarias municipais que não mediram esforços, além do vice-governador Márcio França. Poucas as cidades podem contar com ambientes de inovação e empreendedorismo como esses”, disse o reitor.

O prefeito Vinícius Camarinha disse que vê com muito entusiasmo o credenciamento do Citec-Marília e do Ciem, tendo o Univem como entidade gestora. “Em um momento de muita dificuldade do país, firmamos parceria com o Univem e uma oportunidade de crescimento para o município investir em inovação, empreendedorismo e tecnologia. É mais um passo para o nosso parque tecnológico”, disse.

As palestras realizadas no auditório Shunji Nishimura do Univem foram ministradas pelos assessores técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Margareth Lopes Leal e Fernando Batolla Júnior. Eles falaram sobre o tema “Política Governamental para inovação e competitividade” no contexto do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

“Marília já tem um polo de tecnologia consolidado e recebeu o credenciamento à rede em tempo recorde. O ambiente de inovação deve ser um vetor de desenvolvimento sustentável no ambiente que está inserido”, disse Margareth Leal.

Um Centro de Inovação Tecnológica é um empreendimento que concentra, integra e oferece um conjunto de mecanismos e serviços ao processo de inovação tecnológica das empresas, constituindo-se, também, em espaço de interação empresarial-acadêmica para o desenvolvimento de setores econômicos.

O professor Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem e coordenador do Citec-Marília, explicou que o projeto nasceu há alguns anos na instituição e com apoio da reitoria e do poder público chegou ao credenciamento pelo Governo do Estado. “Queremos que o Citec-Marília e o Ciem possam ampliar ações de inovação e empreendedorismo na região aumentando a sustentabilidade econômica das empresas e consolidando os projetos de inovação de futuros empreendedores”, disse o professor.

Liderando o processo de empreendedorismo, pesquisa e inovação tecnológica na região de Marília, o Univem torna-se entidade gestora do Citec-Marília, e possibilitará que empresas dos mais diversos setores (indústria, comércio e serviços) que tenham demandas de inovação em projetos de P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) encontre insumos necessários para implementar a melhoria de seus produtos, processos e serviços com a colaboração das entidades de ensino da região na pesquisa científica e tecnológica com o apoio de órgãos de fomento dos governos estadual e federal em editais específicos aos Centros de Inovação pertencentes à Sistema Paulista de Ambientes de Inovação do Governo de São Paulo.

Seminário: Inovação e a Academia