Univem realiza VIII Semana de Tecnologia da Informação

Univem realiza VIII Semana de Tecnologia da Informação

3 de setembro de 2015
|

Acontece dos dias 08 a 12 de setembro a VIII Semana de Tecnologia da Informação do Univem, evento organizado pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação em parceria com o COMPSI (Computing and Information Systems Research Lab) e a ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação).

Evento que já é tradição entre os profissionais, empresas e alunos da área de Tecnologia da Informação (TI) da região, esse ano traz algumas novidades para os estusiastas por tecnologias principalmente os empreendedores com perfil de inovação em TI e aqueles aficionados por tecnologias de desenvolvimento de software.

Empreendedorismo em TI, Startup, Canvas, Pitch, Devops, Computação em Nuvem, tendências de tecnologias para desenvolvimento de sistemas para Web e Dispositivos Móveis são alguns dos temas que serão tratados neste ano na Semana de Tecnologia da Informação.

Seu objetivo é proporcionar o intercâmbio tecnológico entre estudantes, professores, empresários e pesquisadores da área de Tecnologia da Informação, por meio de suas palestras, que visam evidenciar aspectos multidisciplinares, reforçando os elos temáticos presentes na matriz curricular dos cursos, bem como, a atualização técnica dos alunos do UNIVEM e do público em geral, a partir dos minicursos e talks oferecidos durante o evento.

Marília e região vivem um momento especial em relação à área de Tecnologia da Informação e esforços têm sido feitos do Univem em conjunto com a Prefeitura Municipal de Marília e a ASSERTIpara trazer para a cidade o Parque Tecnológico que consolidará ainda mais a região como polo de tecnologia e inovação.

Na abertura da Semana de TI no dia 08 de setembro as 19h30, acontece o Seminário “Parque Tecnológico de Marília”, fórum de discussão sobre o tema trazendo autoridades e especialistas no assunto. O seminário começa com as palestras de Horacio Forjaz, ex-diretor do Parque Tecnológico – S. J. dos Campos e do Prof. Johnny Rizzieri Olivieri, diretor de Operações do Parque  Tecnológico de São Josédo Rio Preto, após as palestras haverá uma mesa-redonda para esclarecimento deste importante projeto para a região de Marília.

Como nas outras edições, neste ano o evento apresenta o Recruting Semanati 2015, espaço destinado a empresas que tem a possibilidade de exporem seus produtos e serviços e realizar o recrutamento de alunos e profissionais.

Neste ano acontece novamente a Olimpíada de Informática para Alunos do Ensino Médio em sua 3ª Edição, projeto em parceria com a ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) que tem o objetivo de identificar futuros talentos e inspirar os jovens para as carreiras na área da Tecnologia da Informação. Neste ano mais de 150 alunos das escolas públicas e privadas de ensino médio e técnico estão realizando treinamento prepatório para a competição em que os melhores colocados irão ganhar um curso de Formação em Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis na plataforma Android e os primeiros colocados ganhãarão um Smartphone Android como ferramenta para realizar o curso.

Outra atração do evento é a fase regional da Maratona de Programação, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação que acontece no dia 12 de setembro pela 4ª vez na cidade de Marília. Nesta competição alunos da área de TI de instituições de ensino superior do interior de São Paulo testam seus conhecimentos em programação de computadores e os melhores colocados são classificados para a fase nacional da competição.

A novidade neste ano é o Startup Pitch Day – www.univem.edu.br/mariliapitchday, evento de apresentação pública de projetos inovadores em TI. Foram inscritos 16 projetos que tem como base na tecnologia e na inovação. No dia 08 de setembro, os participantes farão a Oficina: “Startup: do Canvas ao Pitch” com Heloisa Palácio que integra o movimento Startup Marília. No dia 11 de setembro, os classificados terão um espaço de apresentação pública do seus projetos perante investidores, jornalistas, empreendedores, parceiros e sociedade em geral.

Grandes empresas como a Boa Vista Serviços, Tray, Locaweb,  Life, Bredas, BRASP, DSIN, TáPago e BizCommerce e a Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação (ASSERTI) também estarão presentes no evento com apoio e stands no espaço Recruiting.

Para fazer sua inscrição e ver a programação completa do evento, acesse www.univem.edu.br/semanati2015.

Para mais informações envie e-mail para semanati@univem.edu.br.