Encontro com Prefeito de Marília oficializa ação para vinda do Parque Tecnológico de Marília

Encontro com Prefeito de Marília oficializa ação para vinda do Parque Tecnológico de Marília

26 de junho de 2015
|

Estiveram reunidos nesta sexta (26/06) com o Prefeito de Marília, Vinícius Camarinha, o reitor do Univem, Dr. Luis Carlos de Macedo Soares, o presidente da ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), Prof. Dr. Elvis Fusco, o gerente do escritório regional Marília do Sebrae/SP, Marcelo Augusto Montagnana, o Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Júnior, o vice-presidente da ASSERTI, o empresário Milton Breda e o Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Extensão do Univem.DSC_6820

A pauta da reunião foi mais uma ação em direção à criação do futuro Parque Tecnológico de Marília. Na ocasião foi assinado o requerimento de Inclusão do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) à Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica – RPITec.

O requerimento e o projeto foram elaborados pelos professores Elvis Fusco e Fábio Dacêncio Pereira do Univem que contém a justificativa do pleito e a caracterização detalhada do empreendimento demonstrando a efetividade de incubadora, criada em 2000, e que tem fomentado o empreendedorismo e a inovação no apoio à criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica que atualmente são referência nacional na área de tecnologia da informação.

O CIEM é mantido pelo Univem em parceria com a Prefeitura Municipal de Marília e o SEBRAE e a presença de seus representantes nesta reunião possibilitou a assinatura do requerimento que será protocolado nos próximos dias na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

A inclusão do CIEM na Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica é um dos requisitos para o credenciamento provisório do Parque Tecnológico de Marília no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos – SPTec pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do governo de estadual.

Além da inclusão do CIEM, outro requisito é credenciar um Centro de Inovação Tecnológica na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica – RPCITec demonstrando a organização do Sistema Local de Inovação da cidade que contemple a cooperação entre as universidades, laboratórios de pesquisa e as empresas e organizações do setor produtivo, com vista ao desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores.

Este processo também está sendo desenvolvido pelos professores do Univem que atuam noCOMPSI (Computing and Information Systems Research Lab), laboratório de pesquisa, ligado aos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, que mantém projetos de pesquisa e inovação com as indústrias da região e que catalisa as ações que permitem a comprovação da existência de um Sistema Local de Inovação na cidade de Marília.

dsc_6836